O cigarro causa diversos males à saúde, além da fumaça de incomodar os não-fumantes estão por perto. Muitos fumantes sabem disto, e até gostariam de largar o cigarro, mas não conseguem se livrar do vício. A nicotina causa um efeito agradável ao cérebro, e por isso, o ato de fumar acaba se tornando uma forma de enfrentar momentos de estresse, ansiedade, e até mesmo de tédio.
O que muito não sabem, porém, é que já há vários métodos para ajudar quem desejar parar de fumar. Há pessoas que, por exemplo, associam o cigarro com café ou álcool, e toda vez que ingerem alguma dessas substâncias, automaticamente pegam um cigarro para acompanhar. O mais indicado é que você, se for fumante e tiver no processo de parar de fumar, tente diminuir ou evitar o consumo de café e do álcool. Assim você sentirá menos vontade de de acender um cigarro e retornar ao vício.
Você pode ainda substituir o cigarro por chicletes, por exemplo. Assim, quando chegar aqueles momentos em que você está acostumado a fumar, terá como manter sua boca ocupada. Porém, muitas pessoas se preocupam com o peso que podem ganhar com esta alternativa. Então, o mais indicado, é que você dê preferência para chicletes de baixa caloria.
É importante também que você estabeleça uma data para parar completamente de fumar. Algumas pessoas preferem largar o cigarro aos poucos, porém existem pesquisas que comprovam que dessa forma é ainda mais difícil de parar. O correto é parar com o vício de uma só vez. Quando chegar a data, não compre mais nenhum maço de cigarro e jogue os que ainda restam fora, assim será mais difícil cair na tentação.
Adesivos e remédios para parar de fumar são opções muito utilizadas para se livrar deste hábito. Procure seu médico e peça a indicação de algum produto que possa lhe ajudar nesta tarefa.