Muitas mulheres não conseguem ficar mais de uma semana sem consultar algum profissional de estética para manter a boa forma e a saúde da pele. Mas durante a gravidez, muitos dos tratamentos aos quais elas estão acostumadas a fazer passam a ser proibidos, para que a gestação e o bebê não sejam colocados em risco.
Para quem está se sentindo muito tensa durante esses meses, massagens são boas indicações. A reflexologia, por exemplo, é uma opção excelente. Ela age em áreas específicas dos pés, mãos e orelhas, e além de reduzir o estresse, pode ser útil também para reduzir inchaços dos pés.
Existem ainda tratamentos faciais que podem melhorar a qualidade da sua pele, que durante a gravidez tende a ficar mais sensível. Métodos como a microdermoabrasão e o peeling, por exemplo, devem ser evitados. Entre os indicados estão a máscara de chocolate, que possui propriedades antioxidantes e anti-envelhecimento, e também limpezas profundas de pele.
Os tratamentos térmicos não são indicados para as grávidas. Eles podem, além de alterar a temperatura do seu corpo, afetar a circulação do sangue e dos nutrientes para o bebê. Por isso, evite locais como saunas, banheiras de hidromassagem, e também os bronzeamentos artificiais.
A melhor fase para a grávida procurar um spa ou centro estético é durante o segundo trimestre da gravidez, quando os enjoos matinais já terão passado e sua energia estará bem maior. Por fim, um ponto mais que importante: se você quer realizar algum desses tratamentos, converse com o seu médico antes para ter certeza que eles não causarão nenhum tipo de problema para você ou para o seu bebê.