Olho de Hórus
O Olho de Hórus é um símbolo muito presente e importante dentro do ocultismo e esoterismo de uma forma geral. É um símbolo de origem egípcia que as vezes aparece representado como um olho esquerdo, as vezes como um olho direito. E cada um tem um significado diferente.
Quando juntos, eles representam os dois olhos do deus egípcio Hórus, o deus que é representado com uma cabeça de falcão. O olho direito de Hórus é identificado com o sol e o esquerdo com a lua.
O olho que está associado com o sol se identifica com o princípio masculino. Assim, o olho direito de Hórus, também chamado de Udjat, é uma representação que simboliza a capacidade racional de compreender o mundo, a lógica, a inteligência concreta, a comunicação, a linguagem, discernimento e compreensão.
O olho esquerdo simboliza a lua e o princípio feminino, e também é conhecido como Wedjat, simboliza o desconhecido, a intuição, a criatividade, a busca pelo entendimento das realidades espirituais do mundo. Está relacionado ao pensamento abstrato, aos sentimentos e emoções.
Os dois olhos de Hórus tem assim uma relação com a dualidade da existência, tal qual a outros símbolos importantes e conhecidos como o tradicional Yin e Yang. Estando ambos então ligados a ideias como a do sol e a lua, claro e escuro, masculino e feminino, quente e frio e assim por diante.
As representações do Olho de Hórus ilustram pálpebras, íris e sobrancelha humanas perfeitamente identificadas e desenhadas de forma estilizada remetendo aos olhos do falcão, animal associado à Hórus, como também remetem a olhos de gato e de gazela, animais com um importante valor simbólico dentro da mitologia egípcia. No olho identificamos ainda um traço característico que é interpretado como uma lágrima, que representa o sofrimento de Hórus na batalha contra Seth, em que perdeu um olho que foi dividido em 64 pedaços por seu inimigo.
Devido ao seu valor simbólico e as tradições do Egito Antigo o Olho de Hórus também foi adotado como amuleto, que assim como muitos outros poderia ser usado para trazer proteção e boa sorte tanto para os vivos como para os mortos, quando estes eram enterrados com ele.
O Mito de Hórus
A mitologia egípcia conta que Osíris foi assassinado por seu irmão Seth, que com isso toma seu lugar como rei do Egito. Isis, a esposa de Osíris, reconstitui o corpo do seu marido morto, de modo a gerar com ele um filho. Dessa união nasce Hórus. Hórus cresce e torna-se rival de Seth na sucessão do trono, os dois lutam, até que finalmente Hórus se torna o vencedor afastando do poder o malfazejo Seth, assumindo o reinado e vingando a morte de seu pai.
Na luta contra Seth, Hórus, perde seu olho esquerdo, o olho identificado com a lua e com o feminino. O olho perdido é substituído por um amuleto com forma de serpente, símbolo que passa a ser adotado pelos faraós e que está presente em suas coroas desde então.
Outros Significados Para o Olho de Hórus
O Olho de Hórus é ainda identificado com o chacra do terceiro olho, também chamado chacra frontal ou sexto chacra, que em sânscrito recebe o nome de ajna. O desenvolvimento desse chacra fortalece a intuição, a criatividade, o entendimento, a clarividência e o poder pessoal. Está ligado a cor azul e a glândula pineal.
Uma outra associação comum ao Olho de Hórus é com o chamado “Olho que tudo vê”, símbolo adotado por diversas ordens iniciáticas como maçons, illuminatis e rosascruzes, que pode ser entendido como um símbolo de Deus, o Grande Arquiteto do Universo dos maçons, bem como um símbolo do Deus interior que existe em cada um e que quando descoberto e desenvolvido transforma a pessoa em alguém que atingiu a iluminação espiritual. É o mesmo símbolo que aparece na nota de um dólar representado no topo de uma pirâmide.
Receba o nosso conteúdo direto no seu email!