Aquiles
Aquiles é um nome de origem grega que possui muita força e história. Nome do conhecido personagem mitológico grego que protagoniza a Ilíada de Homero, Aquiles era um guerreiro praticamente invencível, o mais poderoso de todos que lutavam na guerra contra a cidade de Troia. Ainda assim, como todos, possuía uma fraqueza: seu calcanhar, onde foi atingido por uma flecha e morreu (daí a origem da expressão “calcanhar de aquiles” para se referir a algum ponto fraco).
Além de poderoso guerreiro, o nome também pode ter outros significados. Alguns deles são “aflição”, “mágoa das nações”, “luto de seu povo” ou “homem glorioso”. Sua origem etimológica é grega, tendo originado-se a partir do grego “Akhilleus” ou “Achilleus”, que é uma junção de duas palavras: akhos, que significa “sofrimento”, “dor” e “luto”; e laos, que pode significar “povo” ou “nação”.
Não se tem nenhum histórico concreto do uso deste nome em terras gregas antes do texto épico de Homero ter ganhado espaço. O nome se tornou muito comum em sua versão grega original a partir do começo do século VII a.C..
Como a mitologia - ainda que importada da Grécia - é levada em conta no momento da escolha dos nomes, especialmente no Brasil, famílias que desejam que seu filho tenha as características desde sempre associadas ao nome Aquiles (coragem, beleza e força) acabam optando pelo nome, mesmo que a origem etimológica do mesmo esteja longe de significar essas coisas. E tudo isso por conta da famosa tragédia que acometeu o personagem de Homero.
Nomes que se iniciam com a letra A tendem a significar que a pessoa tem um grande senso de aventura, personalidade muito ativa e decidida, não vendo sentido em viver uma vida sem desafios. Tudo isso se relaciona perfeitamente com a personalidade do Aquiles de Homero - que, sabendo que morreria em batalha, mesmo assim escolheu por guerrear em Troia ao invés de se casar e ser lembrado apenas por duas gerações seguintes à dele.