Ary
Ary é um nome masculino razoavelmente comum no Brasil. Sua variante mais utilizada em língua portuguesa é a que ocorre com a substituição da letra “y” pela letra “i”: Ari.
O nome Ary surge a partir do hebraico אֲרִי (Aryeh). Aryeh é um nome que tem o significado de “leão”.
Outra possibilidade é que o nome Ary seja derivado do nórdico antigo, tendo o significado de “águia”. Cogita-se que também possa ser um nome vindo do armênio, significando “corajoso”. Estas duas últimas opções são mais improváveis, sendo a primeira, de origem hebraica, mais provável e aceita.
O nome Aryeh foi o escolhido pelos hebreus para nomear a cidade de Jerusalém. Assim, a cidade personificava a força divina. Por causa desse nome surgiu a expressão “leão de Judá”.
O nome Ary, ao longo do tempo, foi bastante utilizado. A princípio, era dado a pessoas de famílias de tradição judia ou cristã. Com o tempo, o nome se popularizou e há alguns homens famosos que possuem o nome de Ary.
Nascido em 1903, Ary Barroso foi um compositor de música popular brasileira, tendo dentre seus maiores sucessos a música Aquarela do Brasil. O mineiro faleceu no ano de 1964.
Nascido em 1931, Ary Fernandes foi um ator, dramaturgo, cineasta e produtor brasileiro. Ary recebeu alguns prêmios, dentre eles o Troféu Roquete Pinto, oTroféu Imprensa e o Troféu Sete Dias na TV.
Em Lisboa nasceu, no ano de 1937, José Carlos Pereira Ary dos Santos, um poeta e também declamador. Sua primeira obra chama-se Asas e a última, publicada no ano de sua morte, chama-se Rua da Saudade.
Ary Coslov nasceu no Rio de Janeiro, no ano de 1942, e é diretor de novelas, teatro, cinema e televisão, além de ser também um ator. Ele dirigiu diversas novelas para a TV Globo, dentre elas "Guerra dos Sexos”, no ano de 1942.