Borges
Borges é um nome cujas especulações sobre as origens diferem um pouco, sendo que alguns o consideram um nome essencialmente francês. Porém outros acreditam que ele tenha vindo do espanhol e do português. “Borges”, com a origem que tiver, pode significar “torre” ou “o que vem de Borja”.
Seu local de surgimento mais preciso pode ser na Península Ibérica, uma vez que um de seus significados é o de natural da Borja, uma cidade espanhola que está localizada na região de Saragoça.
Já o significado de “torre” que também é provável para o nome pode advir de uma palavra da língua árabe (“burdz”), que tem este significado, sendo ele passado para o nome da cidade - Borja - e chegando até o nome Borges que conhecemos hoje em países onde se fala o português e o espanhol.
Essa origem ibérica misturada a palavras árabes não é tão incomum quanto pode parecer, uma vez que a região Portugal-Espanha foi, por muito tempo, dominada pelos muçulmanos. Não a toa muitas das palavras do vocabulário português e português brasileiro advém do arábico, como almofada e alcatifa, por exemplo.
Por conta deste significado um tanto quanto dúbio em suas origens, muitas pessoas tomam o nome pelo significado que mais lhe apraz. Se a pessoa é originária da Borja, o segundo significado talvez seja o mais utilizado, por exemplo, do que simplesmente “torre”, uma vez que as pessoas naturais desta cidade utilizavam o nome para se distinguir dos demais.
Ainda assim, o significado de “torre” está relacionado a força, impenetrabilidade e altivez, que também são coisas muito positivas e podem dizer muito sobre a personalidade do indivíduo que possui tal sobrenome.
Antes de ser “adquirido” pela cultura portuguesa, o nome era grafado simplesmente como Borja, adquirindo a grafia mais popular que conhecemos hoje: “Borges”. Atualmente, o sobrenome Borges é muito comum, tanto no Brasil como na Espanha.