Cruz
Cruz é um sobrenome de origem portuguesa e significa literalmente “cruz”.
Origem e significado do sobrenome Cruz
Cruz é um sobrenome de origem portuguesa e cristã, trazendo o significado literal de “cruz”, sendo uma referência à cruz que Jesus Cristo carregou quando caminhou para a sua própria crucificação. O uso desse sobrenome seria uma forma de prestar homenagem.
A maioria dos historiadores acredita que esse sobrenome foi adotado durante a Idade Média, onde era comum que as famílias adotassem nomes que trouxessem em si o significado religioso, com a crença de que isso traria prosperidade e saúde a todos os membros da família.
Há fontes que apontam a origem do sobrenome Cruz à região de Castela na Espanha, sendo, por essa razão, muito comum em toda a região da Península Ibérica. Durante os tempos das Cruzadas, era comum os cavaleiros acrescentarem “Cruz” no fim dos seus nomes, como demonstração de devoção e fé à religião que pregavam.
Além disso, era considerado uma maneira de distinguir um grupo religioso dos demais. Por ser amplamente usado nessa época, o mais provável é que possua várias famílias de origem, que não carregam o mesmo sangue.
Uma variação comum desse sobrenome é “da Cruz”, que é encontrado facilmente no Brasil. Em outros países, é traduzido de acordo com o idioma, como Croix na França, Kreuz na Alemanha e Cross no idioma inglês. Além de ser um sobrenome bastante comum em Portugal e no Brasil, também é encontrado em países de idioma espanhol.
O brasão da família Cruz possui as cores vermelho e amarelo como as principais. A cruz é representada ao centro do brasão, tendo em torno o que parece representar uma armadura. Em algumas versões há a representação de uma cobra aos pés da cruz.
Entre as personalidades conhecidas que carregam o sobrenome Cruz está a atriz espanhola Penélope Cruz (1974 -), que atuou em filmes como Carne Trêmula e Piratas do Caribe.
Outra personalidade com esse sobrenome foi João da Cruz e Sousa (1861 - 1898), poeta brasileiro também lembrado como Dante Negro ou Cisne Negro. Ele foi um dos vanguardistas do simbolismo no Brasil.