Fagner
Fagner é um nome masculino bastante conhecido no Brasil devido a Raimundo Fagner Cândido Lopes, o cantor, compositor, instrumentista, produtor e ator brasileiro conhecido apenas como Fagner.
Ele nasceu no Ceará em 1949 e é considerado um dos maiores cantores de música latina, tendo entre seus sucessos hits como a música “Borbulhas de Amor”.
É ele o responsável pela popularidade do nome Fagner, pois essa variante só existe no Brasil.
O nome Fagner é uma variante do nome alemão Wagner, que também pode ser escrito como Vagner.
O nome Wagner começou a ser utilizado na Alemanha como uma espécie de apelido. O nome surgiu a partir do alemão wagener, que quer dizer “carpinteiro de carroças”.
Com o tempo, o nome Wagner passou a ser utilizado como sobrenome, para identificar a família de pessoas que produzem carroças. Com o passar do tempo, o apelido/sobrenome passou a ser utilizado como nome próprio.
Acredita-se que o nome Wagner tenha tornado-se Fagner no Brasil por causa do forte sotaque alemão, que faria o W ter um som semelhante ao F. Assim, o nome Fagner surge como uma forma de adequar a ortografia à pronúncia.
Apesar de o nome Wagner ser muito utilizado como nome, também aparece como sobrenome, como no caso do famoso compositor alemão do século XIX, Richard Wagner.
From Middle High German wagener meaning "cartwright". This name was borne by German composer Richard Wagner (1813-1883).
Assim como a versão original - Wagner - muitas vezes pode ser visto como um sobrenome, como no nome do maestro e compositor alemão vivido no século XIX, Richard Wagner. A ópera "Cavalgada das Valquírias" de 1854 é certamente uma das mais famosas de Wagner, utilizadas em diversos filmes e produções televisivas desde 1915 até hoje.