Julio Cesar
Julio Cesar é um nome masculino composto pelos nomes Julio e Cesar.
O nome Julio vem do nome latino Julius, que seria não um nome próprio, e sim um nome de família, o equivalente a um sobrenome nos dias atuais.
O nome Julius possivelmente seja o equivalente romano ao nome grego ιουλος (ioulos), que quer dizer algo como “alguém com a barba rala”. Os nomes de família em Roma frequentemente eram dados de acordo com uma característica. Acredita-se que os nomes eram dados como apelidos a alguém e passavam para a família. Assim, não necessariamente todos da família Julius tenham tido uma barba de penugem, mas certamente o primeiro a receber esse nome a tinha.
Uma outra possibilidade defende que o nome tenha sido derivado do deus romano do trovão, do senhor do Olimpo: Jupiter.
A família Julius era uma família romana de bastante prestígio que se dizia descendente de Julus (nome de significado igual a Julius), filho de Eneias, fundador de Roma. A história de Eneias e seu filho é contada por Vergílio na épica Eneida.
Por sua vez, Cesar também é derivado de um nome romano: Caesar. O nome vem do substantivo latino caesaries, que quer dizer, literalmente, “cabelo”.
O nome Julio Cesar ganhou sua fama graças ao grande general romano Caio Julio Cesar, conquistador da Gália e governador da República Romana. Sua posição de poder durou pouco pois membros imponentes do senado romano discordavam de suas ideias epicuristas e encomendaram seu assassinato. Atribui-se a ele a famosa frase: “Et tu, Brute? Que quer dizer “até tu, Brutus?”
Após a morte de César seu filho adotivo, Otávio, assumiu o poder com o nome de César Augusto. A partir de então, todos os imperadores de Roma adotaram o nome de César. O nome não foi muito usado durante a Idade Média e retornou apenas com o Renascimento e a valorização da cultura clássica.