Marco Aurélio
Marco Aurélio é um nome masculino composto pelo nome Marco e pelo nome Aurélio.
O nome Marco é um nome tipicamente italiano, o equivalente ao português Marcos. Ambos surgem a partir do nome latino Marcus. Por sua vez, o nome Marcus é derivado de Mars, o nome utilizado para designar Marte, tanto o planeta quanto o deus da guerra. Os romanos davam o nome de Marcus a seus filhos quando desejavam consagrá-lo ao deus Marte ou quando queriam o nome como uma espécie de prenúncio, ou seja, indicando que esperavam feitos corajosos dos filhos.
Aurélio é um nome masculino bastante comum que, assim como o nome Marco, tem sua origem como um nome derivado de uma forma latina, no caso, o nome Aurelius. Embora no português o nome Aurélio seja utilizado como nome próprio, em latim Aurelius era um nome de família, ou seja, uma espécie de sobrenome.
O nome Aurelius surge derivado do adjetivo latino aureus, que quer dizer “dourado” ou “de ouro”.
O significado do nome Marco Aurélio tem a ver com o deus romano da guerra e com a realeza do ouro, ou seja, é um nome bastante imponente. Um dos mais expoentes homens chamados Marco Aurélio espelhou o significado de seu nome em sua vida, pois foi imperador de Roma.
Marco Aurélio nasceu com o nome de Annius Catilius Severus e trocou o nome para Marco Aurélio mais tarde, para indicar a riqueza e a imponência dignas de um imperador. Marco Aurélio começou como imperador de Roma no ano 160 d.C. e reinou até a data de sua morte, em 180. Apesar de ter tido um tempo de reinado marcado por diversas guerras, o imperador decidiu dedicar-se à filosofia, com foco especial no estoicismo. Uma de suas obras chama-se Meditações e foi bastante lida durante os anos por filósofos, até mesmo no século XXI. Marco Aurélio foi um imperador bom e ficou conhecido como o último dos cinco bons imperadores de Roma.