Martina
Martina é um nome feminino de uso razoavelmente raro no Brasil.
O nome Martina surge a partir do nome masculino Martino, derivado de Martis.
Martis é o genitivo da palavra Mars, que quer dizer Marte. Sendo assim, o significado de Martis, Martino e também do nome Martina é “de Marte”, “aquele que vem do deus Marte” ou, por extensão, “filho de Marte”.
Durante o tempo houve algumas mulheres famosas que se chamaram Martina. Vejamos algumas.
Martina foi uma imperatriz-consorte bizantina, tendo sido a segunda esposa de Heráclito. Ela era, a rigor, sobrinha de Heráclito, filha de Maria, sua irmã.
Martina de Roma é o nome dado a uma cidadã romana que foi martirizada, ou seja, que morreu em defesa da fé católica. Isto ocorreu durante o reinado do imperador Alexandre Severo. Ela é a santa padroeira de Roma. Sua morte ocorreu no ano 226 ou 228. Filha de um ex-cônsul, ela não conseguiu escapar às perseguições que na época aconteciam contra os cristãos. Após ser torturada de diversas maneiras, Martina acabou decapitada. Sua festa é comemorada pela Igreja Católica no dia 30 de janeiro.
Martina é, ainda, o nome dado ao asteroide 981. Ele foi descoberto a 23 de setembro do ano de 1917 por Sergei Belyavsky e conta com 28,87 quilômetros de cintura principal. Sua velocidade orbital média é de quase 17 km/s. Seu período orbital é de 5,44 anos (987,92 dias).
Numerologia para o nome Martina
De acordo com os estudos da numerologia, a pessoa a quem foi dado o nome de Martina é alguém que possui uma personalidade bastante maternal e ligada à família, buscando sempre cuidar daqueles a quem ama.
Martina também possui uma personalidade bastante cheia de energia e é recomendável que sempre busque hobbies e outras atividades para se manter ocupada de modo que toda essa energia não se descarregue sobre aqueles a seu redor e possa acabar sufocando-os.
Em seus relacionamentos amorosos, familiares e também em suas amizades, Martina costuma sempre recolher-se para dentro de si sempre que é magoada e a única coisa que a faz voltar ao normal é um pedido sincero de desculpas.
Uma das coisas essenciais que Martina deve fazer é pensar sempre em suas ações e palavras, para que não seja superprotetora e, agindo assim, não afaste aqueles que ama de seu convívio, pois, às vezes, mesmo com boas intenções, Martina pode acabar tornando-se uma pessoa controladora.