Oton
Oton é um nome masculino bastante raro no Brasil. Raras também são suas variantes Otton, Oto e Otto. Esses nomes são mais comuns em países de língua germânica e de língua inglesa.
O nome Oton vem do nome Oto, uma forma germânica tardia de Audo ou de Odo. A princípio, era o diminutivo de diversos nomes, tendo se originado com a palavra aud, que quer dizer “riqueza” ou “fortuna”.
A variante Otto serviu para nomear quatro dos reis da Alemanha, tendo sido o primeiro o rei Otto I, no século X. Em português, seu nome foi traduzido para Otão I. Seu reinado começou em 936 d.C., quando sucedeu o pai e se tornou o primeiro Sacro Imperador Romano, coroado apenas em 962, pelo Papa João XII. Otão I também ficou conhecido como Otto, o Grande.
O nome também foi usado por outros reis e políticos, como Oto, o rei da Grécia. Seu reinado iniciou-se em 1832, ainda menor de idade. O filho do rei Luis I da Bavaria retirou os regentes do governo assim que completou a maioridade e passou a governar como monarca absoluto. Em 1843, por pressão popular, assinou uma constituição após enfrentar uma insurreição. Apesar disso, as eleições foram fraudadas e armadas através de terror.
Outro político famoso foi Otto Von Bismarck, chamado de “o chanceler de ferro”. Ele foi o estadista alemão mais importante no século XIX. Foi ele quem lançou as bases necessárias para o estabelecimento do 2º Reich, que fez os países germânicos se unificarem sob um Estado nacional único. Para isso, o político desprezou o liberalismo político e fez uso da força com atitudes anticlericais e violentas. Sua política ficou conhecida como Kulturkampf, que seria a “luta pela cultura”.
Como é possível notar, o nome Oton não apenas possui um significado ligado à nobreza, como também foi o nome de muitos políticos importantes e de poder.