Rosana
Rosana é um nome feminino. O nome Rosana não costuma ter muitas variantes ortográficas em países de língua portuguesa, exceto o acréscimo da letra “n” ou a substituição da letra “a” final pela letra “e”. Assim, são variantes de Rosana: Rosanna, Rosane e Rosanne.
O nome Rosana é a forma portuguesa de Roxana. Por sua vez, Roxana é um nome latino que tem sua origem no nome grego Ρωξανη (Roxane). O nome grego também não é a origem primária de Rosana, mas deriva de um nome persa, روشنک (Roshanak), que significa “brilhante” ou até mesmo “amanhecer”.
Foi Rosana o nome da primeira esposa de Alexandre, O Grande. No século XVIII, o nome foi usado em sua forma latina, Roxana, para intitular o romance escrito por Daniel Defoe, em 1724.
Há ainda a possibilidade de o nome Rosana ter sua origem na palavra latina “rosa”, que é o nome da flor, assim como em português. Essa teoria não é bem aceita e é vista como extremamente improvável. Apesar disso, muitos acreditam nela e utilizam o nome Rosana pensando na rosa e não no significado histórico do nome.
Assim sendo, o significado do nome Rosana é “brilhante”, “amanhecer” ou até mesmo “rosa”. O significado “brilhante” não precisa de muita explicação, é referente a algo que chama atenção pela luz que reflete. O amanhecer é tido como sinal de esperança, de um novo dia que nasce. A rosa é culturalmente conhecida como uma flor delicada e bela.
Rosana, caso viva a vida inspirada pelo significado de seu nome, será alguém que buscará sempre ser referência e se destacar por seu brilho, jamais buscando ofuscar ou roubar o mérito de outro. Ainda, Rosana é alguém esperançosa e que deixa outras pessoas esperançosas, Rosana contamina os que estão ao seu redor. Rosana também é delicada e bela.