Lissa
Lissa é um nome feminino razoavelmente raro no Brasil. Há também a forma variante Lisa.
O nome feminino Lissa surge como uma forma diminutiva do nome Melissa.
O nome Melissa vem do grego e quer dizer, literalmente, “abelha”. Assim, o significado do nome Lissa seria algo como “abelhinha”.
O nome Lissa teve sua participação na mitologia grega. Lissa (ou Lýssa, do grego Λύσσα) era uma daemon, a personificação da ira, da fúria desenfreada.
Lissa nasceu de Lix quando fecundada pelo icor que saiu de Urano, quando castrado por seu filho, Cronos. Apesar disso, o poeta Higino diz que Lissa é filha de Gaia e Éter.
Lissa era figura bastante presente na tragédia ateniense.
Ésquilo a escreve como sendo uma agente que Dionísio enviou com o propósito de enlouquecer as Mênadas. Já na obra de Eurípedes, Lissa é descrita como tendo serpentes na cabeça e olhos cintilantes.
Na obra Héracles, através de Ísis, Hera ordena que Lissa enlouqueça o herói Héracles, seu grande inimigo. Lissa tentou dissuadir Ísis do plano, mas, sem sucesso, viu-se obrigada a entrar em Héracles. A Daemon, assim, o incitou a matar seus filhos e sua esposa.
Os outros Daemons da mitologia grega são Mania, Coalemos e Anoia. Mania é a loucura, Coalemos é a estupides e Anoia é a demência.
O equivalente romano da daemon Lissa é a Ira.
Pode-se peceber que o nome Lissa carrega bastante força na mitologia grega, apesar de seu significado literal ser algo tão pequeno quando uma abelhinha.
Numerologia para o nome Lissa
De acordo com a numerologia, Lissa é uma pessoa que não gosta muito de fazer parte de grupos, preferindo conviver com uma pessoa por vez, para dedicar-lhe mais atenção. Lissa é alguém que encontra muita dificuldade quando precisa tomar alguma decisão e, para fugir disso, acaba tornando-se teimosa ou sucumbindo à preguiça.