Pinheiro
Pinheiro é um sobrenome de origem portuguesa e significa “pessoa que mora próxima aos pinheiros”.
Origem e significado do sobrenome Pinheiro
Pinheiro é um sobrenome de origem portuguesa que consiste em um toponímico, já que possui uma origem geográfica. Por se referir provavelmente a uma família que morava em uma região repleta de pinheiros, esse sobrenome pode ser interpretado como “pessoa que mora próxima aos pinheiros”.
Há fontes que relacionam a origem desse sobrenome a um apelido dado a pessoas muito altas. Apesar de não existirem variantes do sobrenome Pinheiro, há idiomas que apresentam sua tradução, como Pine, em inglês.
O registro mais antigo encontrado se referindo a uma variante do sobrenome Pinheiro, cita Petrus Pinarius. A primeira pessoa com Pinheiro no sobrenome encontrada é o cavaleiro galego Tristão Gomes Pinheiro, que lutou contra os mouros a mando do então Duque D. Afonso. Dom Pedro de Afonso Pinheiro foi a pessoa mais famosa da história de Portugal a usar esse sobrenome.
Fontes também relacionam esse sobrenome a judeus que, para evitar a perseguição dos cristãos durante a Idade Média, mudaram de sobrenome. Naquela época, muitos judeus acabaram adotado sobrenomes de árvores.
Historiadores também defendem uma origem romana, vindo a partir da família Pinária ou “Pinarii”, uma família antiga de aristocratas que viveu a partir do século IX a. C. Essa é considerada a mais ilustre das famílias que viveram durante o Império Romano.
O brasão da Família Pinheiro pode ser encontrado em três versões distintas. Porém, o brasão considerado oficial apresenta um escudo de prata, onde são retratados cinco pinheiros verdes com as suas raízes, posicionados dois em cada lado e um ao centro. No timbre é representado esse mesmo pinheiro. O brasão da família Pinheiro Barcelos possui o escudo vermelho, com um pinheiro verde de raízes prateadas. Ao seu lado, há um leão dourado, voltado para o tronco da árvore.
Uma personalidade que tem esse sobrenome é o jornalista e apresentador de TV, Chico Pinheiro (1953 -). Ele trabalha atualmente na Rede Globo e seu nome completo é Francisco de Assis Pinheiro.
Outra personalidade é o compositor e poeta brasileiro Paulo César Pinheiro, conhecido por ter mais de duas mil canções compostas com cerca de 120 parceiros do ramo musical.